quarta-feira, 29 de junho de 2011

COMPORTAMENTO ESPECTRAL DE ALVOS

O conhecimento do comportamento espectral de alvos não é importante somente para a extração de informações de imagens obtidas pelos sensores. É também importante à própria definição de novos sensores, tipos de processamento a que devem ser submetidas os dados brutos ou mesmo à definição da forma de aquisição de dados (geometria de coleta dos dados, frequência, altura do imageamento, resolução limite, etc).

Fatores determinantes:

Ângulo de incidência da radiação
Comprimento de onda da radiação
Natureza e composição da natureza  (objeto)
Interface ( ex. rugosidade    --->  comprimento da onda.

Importância

Extração de informações de Sensoriamento Remoto.

Definição para novos sensores.

Definição do tipo de processamento
  • Seleção de canais e filtros

Definição da forma de aquisição de dados;
  • Resolução limite
  •  Altura do imageamento 


As características de refletância dos objetos adjacentes ao alvo de nosso interesse também interfere nas médias de sua refletância. A energia espalhada pela vizinhanças do alvo, pode ter um conteúdo espectral diferente daquele do objeto de interesse e mascarar sua resposta.

Fatores de contexto que interferem no comportamento espectral dos objetos da superfície

Quando analisamos a curva espectral de um objeto individualmente parece fácil transformar dados de refletância em informações sobre as propriedades dos materiais que compõem a superfície terrestre.

Isto não ocorre, entretanto, pois tais objetos estão inseridos num contexto ambiental, sofrendo, portanto, interferências múltiplas, quer oriundas dos objetos adjacentes, quer oriundas do próprio dinamismo interno de suas características.

Exemplo: vegetação

Nenhum comentário:

Postar um comentário